TEVAP – Tanque de Evapo-Transpiração e Círculo de Bananeiras

Um sistema VIVO para o tratamento pontual e o reaproveitamento dos nutrientes das águas negras e cinzas.

O sistema da TEVAP foi criado por Tom Watson nos Estado Unidos e adaptado por vários permacultores brasileiros.  A água negra que entra no tanque de “ferrocimento” corre numa manilha permeável que pode ser feita reaproveitando pneus. Nesse caminho, a água negra passa por várias barreiras de materiais porosos onde ocorre decomposição anaeróbia da matéria orgânica, mineralização e absorção dos nutrientes e da água pelas raízes que pré-digerem o efluente, neutralizando os patógenos e mineralizando outros compostos em moléculas mais “acessíveis”, para a absorção das plantas que estão na terra logo acima. Após o processo anaeróbio, parte da água é evaporada pelo solo e a outra transpirada pelas plantas. A banana tem capacidade de evapotranspirar até 200l de água/dia. O sólidos, que representam menos de 1% das águas negra, são consumidos pelas plantas e por toda comunidade de microrganismos que habitam a zona das raízes. Patógenos que não foram neutralizados no estágio anaeróbio, não sobrevivem no solo – local de intervenção dos organismos da rizosfera.

O sistema do Círculo de bananeiras surgiu a partir da observação dos padrões naturais e funciona como um filtro que acumula nutrientes e água para a banana. Depois de cavar um buraco de aproximadamente 1 m² enchemos  com madeiras grossas, tocos, e por cima galhos mais finos, e finalmente materiais mais finos, como folhagens e gravetos para cobrir. As águas cinzas serão jogadas neste buraco com o cuidado de proteger a boca do cano com um joelho para não haver risco da matéria decomposta bloquear a saída de água.

Como todo sistema VIVO, estes sistemas devem ser observados periodicamente pelos usuários e a manutenção do bananal é crucial para o seu funcionamento. O Círculo de Bananeiras é um sistema mais simples, porém os galhos se decompõem e está matéria deve ser substituída pelo menos a cada 3 anos. Já o sistema TEVAP,  em 25 anos de uso ainda não foram relatados casos com necessidade de substituição do tanque, quando o dimensionamento é adequado.

Cartilha desenhada por Barbara Peret

cartilha - TEVAP-CIRCULO-DE-BANANEIRAS 1.1

cartilha - TEVAP-CIRCULO-DE-BANANEIRAS2.1

    Leave a Reply