Compostagem

  • April 27, 2014

A compostagem constitui parte fundamental no processo de plantio orgânico de hortas e viveiros. O produtor empenhado na produção orgânica deve dedicar parte de seu trabalho a produção de substrato.

O processo de compostagem ocorre através da decomposição da matéria orgânica disponivel, que está relacionado a atividade de micro-organismos presentes na própria matéria orgânica. A matéria prima para fabricação do composto é constituida por restos de alimentos, cascas, palha de capina, cascas de árvore, esterco, dentre outros.

É preciso haver equilibrio de umidos e seco dentro do composto, inicialmente é benéfico cobrir o solo com palha para escoamento de xorume de matéria orgânica umida. Recomenda-se quando incerir matéria umida equilibrar com matéria seca, palha picada ou serragem, entende-se isso por formação de camadas. É possível entender isto através da figura abaixo que mostra um exemplo simples de compostagem com esterco:

Organização_da_Leir

Revirar Leira – ápos metade do tempo estipulado(variavel conforme tipo de compostagem) para finalização do processo, ou seja, para ter o produto final, torna-se necessário revirar a leira.

Fatores da compostagem – Micro-organismos, Umidade, Aeração, Temperatura, Relação Carbono / Nitrogênio, Dimensão das partes de matéria orgânica, Dimensão das camadas.

DSC05724Composteira, Fazenda Palmeira.

Exemplo de compostagem para grandes plantios:

compostagem3

Foto: Embrapa Agrobiologia

    Leave a Reply