Bolo sem farinha

Nós brasileiros só fomos ter contato com a farinha de trigo através da colonização européia, antes disso nosso pão era tapioca, nossa base alimentar era a mandioca. Porém a facilidade de encontrar as farinhas prontas os pães e bolos e toda essa cultura do trigo já estabelecida em nós, nos distanciou de nossas origens. Hoje a tapioca que já se tornou um produto industrial da mandioca, pegou fama no país todo por suas qualidades em relação ao pãozinho francês  inclusive a mandioca foi eleita pela ONU, recentemente, como o alimento do século.

Plantar mandioca é muito fácil, e se você mora no brasil e vive no campo  é natural que ela esteja na sua base alimentar. Aqui  na terra  experimentamos fazer um plantio de mandioca num sistema agroflorestal, ela é plantada junto com banana e árvores frutíferas e vamos fazendo a colheita aos poucos, a manutenção é mínima e é como se tivéssemos uma reserva de alimento no solo.

Quando cozinho um alimento que acabou de ser colhido e foi plantado em condições harmoniosas ele tem outro sabor, sem contar que o processamento da mandioca é simples feito em casa e sem refinamento. é um alimento muito versátil e existem receitas maravilhosas que com certeza eu vou compartilhar aqui. Agora eu pretendo ensinar aqui o melhor bolo do mundo sem glúten sem lactose. Não precisa de farinha pois as fibras da mandioca e do côco estruturam a massa. Não precisa de fermento. Nas nossas receitas damos preferência aos ingredientes menos processados e produzidos na nossa região.

Bolo de mandioca com coco.

500g de mandioca ralada ou no processador (é importante que a mandioca manter uma granulometria grossa)

150g de coco ralado ou no processador

150 ml de oleo de coco

250 ml de melado de cana ou 1 xicara de açucar de sua preferência

3 ovos caipiras

Preaquecer o forno a 200 graus, untar a forma e misturar todos os ingredientes. colocar na forma e esperar 1h ou até ele ficar douradinho.

delicie-se

    Leave a Reply